Julia Lucy critica uso de influenciadores pelo governo em disputa de narrativas políticas

Ex-deputada distrital e cientista política questiona estratégia digital do Planalto e destaca falta de apoio popular ao PL da Anistia

A cientista política e ex-deputada distrital Julia Lucy criticou a mobilização de influenciadores digitais por parte do governo federal como forma de fortalecer suas pautas nas redes sociais. A declaração foi feita durante participação em programa televisivo, em que analisou a crescente disputa de narrativas no cenário político nacional.

“A política é muito sobre agenda”, afirmou Julia Lucy. “Qual é a campanha que tem mais força?”, questionou, ao destacar que, se a população estivesse convencida das injustiças enfrentadas pelas cerca de 600 pessoas ainda presas após os atos de 8 de janeiro, o Projeto de Lei da Anistia já teria sido amplamente endossado.

A ex-parlamentar também comentou o vídeo recente divulgado pela primeira-dama Janja da Silva, que aparece ao lado de diversos influenciadores recebendo conteúdo diretamente do governo para divulgação nas redes sociais. Para Julia Lucy, a ação mostra como o Planalto aposta no convencimento digital para controlar o debate público sobre temas como o BRICS, as tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos e o próprio PL da Anistia.

Segundo ela, a baixa mobilização popular em torno do projeto indica que a narrativa do governo vem se sobrepondo no ambiente digital, onde as campanhas têm mais impacto emocional do que argumentativo. “É uma disputa de campanhas, e não apenas de ideias”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *